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Arquitetos: BIRI, Chico Albano
- Área: 4320 m²
- Ano: 2025
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Fotografias:Jomar Bragança
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Fabricantes: Metadil Móveis, Novidario, Tablo Corporativo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio Magnum Unidade Lourdes, localizado nas proximidades da Praça da Liberdade, ocupa um edifício emblemático desenhado por Edison Musa na década de 1980, originalmente projetado para abrigar um banco. A revitalização desse prédio representou um desafio significativo: preservar seu valor histórico e arquitetônico, ao mesmo tempo em que foi adaptado às demandas de uma escola contemporânea. O resultado é um espaço que se abre para a cidade com áreas de convivência e lazer, sem abrir mão de um ambiente seguro e acolhedor para alunos e colaboradores.


Para valorizar ao máximo a luz natural, foram instalados painéis de vidro fixos nas partes superiores das divisórias das salas de aula. Essa solução permite que a iluminação natural alcance os corredores e pátios internos, criando uma atmosfera agradável. O conforto acústico foi cuidadosamente planejado, com a instalação de forros acústicos e paredes duplas de gesso, garantindo ambientes ideais para o aprendizado.


Cada pavimento recebeu uma cor distinta, aplicada tanto nas paredes quanto nas tubulações aparentes. Essa escolha reforça a identidade visual de cada andar e facilita a orientação de alunos e professores pelos espaços. As estruturas originais do edifício foram mantidas expostas, transformando o próprio prédio em um "terceiro professor" — conceito que reconhece o ambiente como um agente ativo na experiência educativa, estimulando a curiosidade e o aprendizado através da arquitetura.


No auditório, as icônicas longarinas de Sérgio Rodrigues foram preservadas e restauradas. O espaço também recebeu melhorias nos acessos, além de inserção de cor (um novo carpete e pintura no teto), que conferem acolhimento e conforto acústico. Nos laboratórios localizados no subsolo e nas salas do ensino infantil, foram projetadas aberturas de diferentes dimensões, promovendo integração visual e funcional entre ambientes, sem comprometer a fluidez dos espaços. Ainda no subsolo, foi criada uma quadra coberta voltada para o ensino infantil, estrategicamente posicionada próxima às salas de aula para facilitar o acesso dos pequenos.

O bloco do ensino infantil conta com um acesso independente, em destaque por seu volume azul. O espaço inclui rampas acessíveis e platôs onde as crianças podem brincar, cuidar das hortas e desfrutar do sol em segurança. A biblioteca se destaca pela marcenaria amarela que a delimita, criando uma transição visual e física com a área de circulação do pavimento. O mobiliário acolhedor convida alunos e colaboradores ao descanso e à leitura durante os intervalos.


Por fim, o terraço foi transformado em uma praça esportiva e de convivência, com vista para a cidade e ampla incidência de luz natural — um verdadeiro espaço de respiro e integração. O projeto não apenas respeitou e valorizou a história do edifício, como também trouxe inovação, funcionalidade e um novo olhar sobre o papel da arquitetura no ambiente escolar. O resultado é uma escola dinâmica, inspiradora e profundamente conectada com a cidade e com quem a habita.






































